Tuesday, December 23, 2003

Biblia de Histórias do Criminoso-Sénior

O meu pai é, como se costuma tradicionalmente dizer, um personagem... e dos mais multi-facetados que já tive oportunidade de conhecer (acho que tenho sorte: conheço o meu próprio pai!): ele enquadrar-se-ia bem num filme de terror, numa comédia, num drama e até num musical estilo Moulin Rouge (parece que o estou a ver, com o corpo e roupas da simpática senhora à direita, de pernas abertas).
A primeira de muitas histórias do meu pai que vos vou contar, vem a calhar com esta época festiva.
Reporta-se à passagem de ano 1990/1991 (último ano que passei em casa e em que fiz algo tão apaneleirado como bater panelas à janela). Mesmo nos últimos instantes de 1990, organizaram-se as passas na tijelinha, e a contagem decrescente começou, impiedosa.
O meu querido daddy, achou por bem engasgar-se bem a meio do processo de engolir as caganitas de porco,... p'rái na 6ª.
E enquanto, preocupados, tentávamos tirar a maldita caganita da sua traqueia, só consigo imaginar os tradicionais desejos e resoluções para o ano seguinte, que no meu pai, devem ter sido mais ou menos os seguintes:

"Caralho que me engasguei!!, quem me dera nunca engasgar.... será que vou morrer aqui sufocado?.. Se ao menos alguém acertasse em cheio nas minhas costas e pudesse respirar de novo... quem me dera que alguem me desse um petardo com força bem no meio dos meus crustáceos!! ... Champagne... alguém me chegue o copo com champagne, por favor!!"

O ano de 1991 do meu pai, foi marcado por:
- nenhum engasganço (aliás: ficou famoso por ser o único no bairro que conseguia comer ao mesmo tempo dois pasteis de nata, uma laranja, três queques e grandes pedaços de cotão, sem sequer tossir ou necessitar de ingerir qualquer líquido);
- uma respiração coordenada e saudável;
- tremendas dores nas costas (mudou de colchão seis vezes nesse ano... incluindo um Pikolin... mas nada tirava aquela misteriosa dor);
- grandes buzanas à pala de champagne e espumante;
- não ter tocado, durante o ano inteiro, em qualquer tipo de frutos secos...

O meu ano, por sua vez, foi marcado por este tipo de pensamentos/desejos.

No comments: