Multibanco: sistema operacional de pagamentos por via bancária, surgido no final do século XX, um pouco por todo o mundo.
Pois é. É já um dado adquirido e fundamental nas nossas vidas; o uso do multibanco é hoje tão corrente, quanto ir dar uma ou duas mijas por dia. E tal como um urinol ou uma casa de banho pública, há uma caixa multibanco sempre à mão. E tal como o simples acto de abrir a berguilha, pôr a pila à janela, urinar, sacudir e recambiá-lo de volta à casa de partida, o processo de levantar, transferir ou consultar dinheiros e contas é igualmente simples.
MB: existem por todo o lado e em todo o mundo... em países sub-desenvolvidos (é frequente na Etiópia pagarem sacos de arroz com o cartão, mesmo nas feiras mais pobrezinhas), nos locais mais escondidos do Planeta Terra (na Amazónia, Indios consultam os movimentos de saldo a toda a hora) e até noutros planetas que não o nosso (neste momento, George W.Bush e um grupo de "cidadãos" marcianos, acertam contas e fazem transferências, regateando a posse de hectares em Marte, através do uso do cartãozinho dourado).
É de notar e também estranhar que, o sistema de pagamento através de cartão foi implantado em Portugal logo no início da sua expansão. Vá lá: ao menos haja uma coisa em que estamos no pelotão da frente, para além da sinistralidade e nas listas de espera dos hospitais.
Mas há um grupo específico (cada vez mais pequeno, é certo) que não está a par desta realidade tão corrente nos dias que hoje passam. Ou melhor, que não estava a par.
O Partido Comunista Português.
Ontem, soube da notícia que finalmente, as quotas do partido poderão ser pagas pelos seus associados, através desse sistema, para os vermelhos, pioneiro. Ainda houve alguns que se opuseram: "mas... mas... e isso não é um simbolo do capitalismo?? Nunca!! Jamais usarei uma dessas coisas, nem que a vaca tussa ou que o Carvalhas deixe de sibilar! VIVÓ Proletariado!! Abaixo o Capitalismo!!", mas parece que, contradições(?) à parte, os vermelhinhos vão começar a aderir. Muito lentamente, ensinando devagarinho como se processa...
...afinal, sempre que eles se aproximam de uma caixa MB, estas são as únicas formas cromática que conseguem ver...
Avante, camaradas, avante!! Até ao século XX...
Friday, February 20, 2004
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment