Friday, January 16, 2004

CUIDADO!!! Está Um Elefante na 2ªCircular!!!

Give me a break...
Sei que é americano, mas não consigo ficar indiferente após ver o programa sobre os animaizinhos selvagens que se passam das monas e decidem atacar seres-humanos.

Diverti-me e ri à gargalhada, ao ver o urso a dar patadas numa senhora, num programa de televisão polaco, algures na década de 80. Não por ser um gajo sádico. Apenas por achar piada ao simples facto de se darem ao trabalho de sentar um urso numa poltrona, como um convidado normal, lado-a-lado com uma pessoa, num talk-show.
Claro. O urso tinha que brilhar, não podendo ficar indiferente ao facto de aparecer na televisão; teve os seus 15 segundos de fama, resolvendo dar patadas na convidada que, notoriamente incomodada logo de ínicio, se sentou a seu lado.

Mas o que me enervou mesmo, é esta tendência americana sistemática de assustar o povo. E mais irritante que isso, é pensar que tudo o que é americano é exportado: se se ficassem pela fast-food e música, não haveria chatices entre nós dois (El Criminoso vs. O Ideal Americano). Mas quando começam a exportar as suas ideias imbecis, medos infundados e tarolices várias, aí quem se passa, tal qual urso sentado numa poltrona num talk-show polaco, sou eu. Começo a distribuir patadas... >:(

Mas nem tudo foi mau. No documentário, explicavam como uma pessoa se deverá comportar aquando do encontro com alguma besta sedenta de sangue aka animal:
- se encontrar um elefante, deite-se e finja-se morto.... :S .... ou seria, gritar histericamente com um pau na mão para o assustar?... Ou seria subir a uma árvore?.. Ou seria, contar uma piada à lá Fernando Rocha e esperar que o elefante morresse a rir?.. Ou seria convidar o Dumbo para ir tomar um copo ao Bairro Alto?..

Diacho.
Nem nisso ajudou...

Resta-me reforçar a ideia geral que quiseram transmitir com o programa (será mesmo?), juntando todos os coitadinhos, vítimas de ataques, no final: os animais são nossos amigos e nós é que somos perigosos para eles...

...hei-de me lembrar disso quando avistar um tubarão na Costa da Caparica ou na minha própria casa...
...ou quando me deparar com um felino em Monsanto...
...ou quando um elefante me ultrapassar pela direita, em plena 2ª circular ou à saída de uma loja na Baixa!

No comments: