Friday, January 23, 2004

Patas: para que vos quero!

As mulheres que habitam na minha rua têm quatro características:
- são gordas; (nada de mal, mas que são obesas, são)
- têm cãezinhos raquíticos de 30 cms, alguns com nomes que não se coadugnam com a sua estrutura física: "Brutus" ou "Lord" são alguns exemplos;
- gostam de passear os cães de manhãzinha, ainda quando tudo dorme, exceptuando elas e os cães ensonados, de robe;
- têm vozes esganiçadas e gritam frequentemente.

Acho que, na maior parte dos casos, os cães têm mais inteligência e personalidade que os próprios donos. Sim: se eu fosse cão e tivesse um nome na onda de "Killer", estaria sempre a fugir do meu dono manhã sim, manhã não... nem que fosse pelo prazer absurdo de ver uma mulher de 100 kilos, a correr desesperada rua acima, de robe cor-de-rosa... aí está uma imagem dantesca, não acham?

E assim os cães fazem. É frequente ouvir misturado com o primeiro canto do galo, o barulho das patas a derrapar de uma forma fernética pela rua fora, no asfalto ... refiro-me às donas.
E então começa a gritaria. Isto às 6 da matina: "LOOOOORD!! AQUI LOORD!"... "Ó MÁRÁDOOONAAAAA!!! MÁRÁDONAAAA!?" ... "JUNIOR! Ai o filha da put..."

Hoje foi delicioso. Tive que sair cedinho (mais uns crimezitos para fazer ali na doca de pesca, nada de mais...) e o Junior fugiu como habitualmente, sempre que a Dona Isilda lhe tira a coleira "Desta vez ele não foge... ele é tão obediente".... e zás! sai o canídeo disparado feito M.Schumacher em Spa. Cruzou a esquina e deparou-se comigo. Olhou-me com aquele ar desanimado de "ora que carago...bá lá! leba-me lá à guorda!" (os cães, quando falam comigo, têm sotaque nortenho... não me perguntem porquê). Mas não foi o que fiz. Limitei-me a dar uma forte patada no chão e enxotá-lo para mais longe! >:-) Sim. Sou ruim...
Quando regressei das actividades ílicitas, duas horas depois, sou capaz de jurar que ainda vi um pequeno cão castanho (exactamente: o Júnior) a passear-se alegremente nos jardins mais distantes, da nossa rua. E sorri ... :)

Mas a história não acaba aqui. Voltando um pouco atrás e logo após mandar o Junior dar uma voltinha mais demorada ao bilhar grande, com quem é que me deparo?..

Exactamente.... o Maradona!!!

Imediatamente, comecei a ouvir os gritos ao longe.... "...maradona.... ó Márádonaaa!!! MÁRÁDONAAAA!!!"... sorri para o cão... ele sorriu-me de volta..., enquanto erguia o meu pé em direcção aos céus, pronto para a segunda patada do dia....


A última vez que ouvi falar do Maradona e do Junior, foi através de uma foto. Creio que sempre tiveram um fascínio por viajar (nota: em segundo plano, é de notar que lá vêm o Brutus e o Lord)

No comments: