Thursday, January 08, 2004

Sexo, drogas e ... nem umas maminhas da Pamela para agradar...

Hoje vi um filme chamado "Requiem for a Dream" (primeira particularidade sobre o filme: o site relativo ao dito, é mesmo esquisitófreakazóide!).

Não sou um grande cinéfolo, o que equivale por dizer que não sou um grande entendido na matéria da 7ªarte. Gosto dos filmes que têm muitas explosões, muito sangue, muito spexial efekt e, claro está, se aparecerem as mamas da Pamela Anderson, têm a minha total atenção e dedicação. Requiem for a Dream não tem népias disso. Foi por esse facto, com natural espanto que, aquando da passagem dos créditos finais, dei por mim a pensar "nem foram precisas umas mamocas de Pamela para eu gostar a valer disto!". Não é o filme típico para se ver num final de tarde de Domingo, junto com os filhos - a não ser que sejam mesmo, meeeeesmo muito maus pais...
No final, fiz as contas e descobri algumas razões que me levaram a gostar do filme...

Sou gajo.
Mas encontrei razões para gajos e gajas gostarem de o ver.

Razões para uma gaja gostar do filme:
- filmado com uma sensibilidade fora do comum, Darren Aronofsky é um mestre nos pormenorzinhos, à partida insignificantes, a meio da corrida também insignificantes, só se dando a significância devida no final.
- ainda sobre os pormenorzinhos já referidos, muito boa a opção de apresentar cenas divididas ao meio: ou seja, num quadradinho (literalmente) uma personagem e suas acções, noutro quadradinho, a personagem que contracena com a primeira... desta forma, não se perde mesmo nada, dá-se valor a tudo.
- apesar de tratar de assuntos "pesadões" (droga, prostituição, loucura, dependências várias) há um certo glamour em tudo o que é retratado... fazendo lembrar um pouco, os filmes dark, mas com intuito de agradar aos teenagers, como foram "O Corvo" ou "Eduardo Mãos de Tesoura".
- uma Ellen Burstyn em grande forma, exemplar em tudo! Ah... e um bonitinho Jared Leto que também não vai nada mal, não senhor.



Razões para um gajo gostar do filme:
- A Jennifer Connely aparece nua.




(Nota: se estavam com esperanças de vê-la nua no link que desponibilizei, esqueçam: têm que ver o filme para tal efeito... porcos!)

No comments: