Friday, January 09, 2004

Sou a quêeeei?... A mais velha do quêem?...

A segunda mulher mais velha do mundo é portuguesa e conta já 113 Primaveras.
Chama-se Catarina Carreiro, mas é conhecida pelos seus amigos (já todos mortos...) como "Ti Catrina".

Simpatizo muito com pessoas idosas, acho-lhes piada... não só por serem genuínos, caridosos e notoriamente altruístas, mas também porque, como são velhotes, já perderam muitas capacidades fisicas (não tanto mentais) que antes usufriam naturalmente.

A TVI, claro está, não poderia deixar a data do aniversário da TI Catrina esquecido e deslocou-se a sua casa para a entrevistar.
Gostei do primeiro comentário do repórter: "apesar de já contar com 113 anos, a Ti Catrina conta com uma invejável lucidez e boa-disposição... embora já não ouça lá muito(!!) bem".
Deve ter sido das entrevistas mais difíceis do senhor repórter porque a conversa entre ambos, assemelhou-se em muito a uma conversa entre duas pessoas normais (por "normais" entenda-se, pessoas com boa audição) na primeira fila de um concerto de Bon Jovi:

Repórter TVI - Então Ti Catarina, está contente por fazer 113 anos?..

Ti Catrina - nhiaaah?...

RepórterTVI - Perguntei-lhe se ESTÁ CONTEEEENTE POR FAZER CENTO E TEEEREZEEE ANOS??..

Ti Catrina - Nhiaaah?... Hãaaammmm... ãhh! (presumível "sim")

Repórter TVI - COMO SE SENTEEE POR SER A MULHER MAIS VELHA DO PAAÍSSS??

Ti Catrina - .............. (gesto com as mãozinhas para os ladecos, sinal de quem não percebeu népias).....

Repórter TVI - SEN-TE-SE CONTEN-TEEEE POR SER A SENHORA, A MU-LHEEERR MAIS VEEELHA DO PAÍS??? (*as pessoas quando gritam para se fazerem entender, tendem a soletrar sílaba a sílaba cada palavra, coisa que nunca entendi muito bem)

Ti Catrina - ..... mwaaahaaaaaaaaãnnnn... nhiaaaaaaaaa... (Ti Catarina estava a ficar visivelmente alterada e prestes a sacar da arma que repousava debaixo da cadeira de baloiço, junto à lareira).

Repórter TVI - ...........

Ti Catrina - ................ (parecia um autêntico staring contest)

Enquanto esperava pela próxima pergunta, ponderava e fazia apostas com um amigo meu sobre quem sacaria primeiro da sua arma: o jornalista ou a Ti Catrina...
Felizmente, o primeiro resolveu concluir a entrevista ali mesmo e conversar com familiares (todos velhotes, também...) sobre os feitos da T.C.
A peça terminou, com o jornalista a falar para a camara sobre a aniversariante, com esta atrás e num sinal de tremeeeeenda lucidez, a dizer adeus para não se sabe muito bem onde...

Cheguei à conclusão que o repórter ter entrevistado a Ti Catrina agora, ou a mesma daqui a 100 anos, resultaria exactamente na mesma coisa...

No comments: