Wednesday, March 10, 2004

Conjugação do verbo "Queixar" no presente do indicativo: "Eu queixo-me, Tu Queixas-te, O Português Queixa-se..."

É a mais recente tradição portuguesa: o queixume... toda a gente se queixa de alguma coisa, em qualquer parte, em qualquer estrato social, qualquer pessoa, desde o sul até ao norte, passando pelos arquipélagos e um pouco por todo o mundo em que haja um gajo de bigodaça, de seu nome "José" e com um galhardete do Benfica, indicador da sua condição de "português" (quais BI, quais quê: o verdadeiro indicador de uma nacionalidade portuguesa a sério, é o triângulo do "Glorioso" na carrinha Ford Transit).
O português queixa-se: dos ordenados baixos, da falta de emprego, de estarem a vender pouco, da crise, de serem ultrapassados na linha para a camioneta, de serem ultrapassados por uma camioneta, de serem ultrapassados na moda, da moda, da moda de se queixar, do queixo da mulher, da mulher andar enrolada com o padeiro, do pão estar caro, do pão estar caro em tempos de crise e do ordenado estar baixo para comprar uma carcaça ao padeiro que anda a comer a nossa mulher a troco de nada.

Mas do que eu me vou queixar aqui é das pessoas que se queixam das outras estarem sempre a queixar-se de alguma coisa e "não andarem pá frente!": não vos parece uma tremenda contradição o facto de se estarem a queixar de outras pessoas se queixarem?.. Um tipo de "eu queixo-me ao quadrado"?..
Bom... vendo bem as coisas, eu acabo de o fazer ao cubo: estou-me a queixar, das pessoas que se queixam, do facto das outras pessoas se estarem a queixar em primeiro lugar. :|

A única coisa que me deixa tranquilo é que ninguém se poderá queixar deste post: afinal de contas, se o fizessem, estariam a queixar-se do facto de eu me queixar, das pessoas que se queixam daquelas pessoas que se queixam de tudo em Portugal... e como isto é a modos que um fórum, poderia haver malta que se iria queixar, das pessoas que se queixam, do facto de me estar a queixar, dos queixumes da gente que se queixa, das pessoas que se queixam do preço do pão, em Portugal.

Sim, eu queixo... :|
Terás tu a coragem de te queixares de mim?..

No comments: