Monday, March 15, 2004

Semana da Chaminé: 2ªFeira

Às vezes, dá-me para estas mariquices: dedicar uma semana, um mês, um determinado período de tempo, whatever, a um certo tema.
Mas como não sou um gajo normal, não podia ter mariquices normais. Assim, de entre os temas que poderia abordar e que certamente, seriam interessantes e dariam azo a muito debate (terrorismo, aborto, dia da mulher, Mourinho é arrogante?, importância de acondicionar bem o cocó que os cães fazem na rua), optei por outro diria, bem mais importante para a realidade nacional.

Não moro numa casa normal ou "convencional".
Não temos exaustor para eliminar os maus cheiros (que são muitos, especialmente quando o meu pai decide pegar nos tachos) provenientes do fogão; a solução encontrada pelo genial arquitecto que projectou o magnífico edifício em que hoje habito, é uma chaminé muy amadoramente construída, que vai dar ao ar puro, depois de muitas voltas percorrer por entre a tijoleira e betão que vai sustentando - até ver - o prédio em pé.
Mas essa chaminé é curiosa. Daí, dedicar uma semana inteirinha de posts, ao meu fumeiro de cozinha. Porque ele merece...

No Inverno, é frequente ouvir o palrar dos passarinhos que, há falta de melhor sítio para se aquecer, juntam-se contentinhos à saída da chaminé, para aquecer os pequenos corpinhos pequeninos e friorentos, dos rigores do Inverno gelado.
Tão queridos... :')
Bom... hoje espirrei quando estava a fazer um ovo mexido, bem por baixo da chaminé.
Não foi um espirro qualquer, foi "O" espirro; creio que se terá ouvido em Badajoz, pessoas telefonaram para o INEM, temendo mais um atentado terrorista, mas não... foi só um espirro meu. Passados breves segundos do dito, cai-me uma pena pela chaminé... O_O ... será que matei um pássaro com o meu poder espirral?.. Ainda fiquei perplexo a olhar para o pequeno buraco, esperando o resto da simpática ave: o bico, resto das penas, perninhas, terminando com uma irada mulher-pássara do falecido, a chorar e a rogar-me pragas... mas mais nenhum pedaço de passarinho caiu.

Escusado será dizer, que deixei queimar o ovo.
E que finalmente, comecei a levar em linha de conta, as palavras da minha sábia mãe: "espirrar na cozinha é feio, pouco higiénico e extremamente perigoso para a saúde alheia!". Para quê acordar ainda de madrugada para ir à caça, quando os meus espirros permitem logo, um 2em1, a qualquer hora do dia: matar o bicho e cozinhá-lo right away?.. Acho que acabei de inventar um novo conceito de fast-food: só preciso de uma chaminé, de uma frigideira e de uma pena que me faça espirrar volta e meia...

No comments: